segunda-feira, 21 de março de 2011

Workshop

 Com o "Palavra Cantada" -  dia 1 de abril no Centro de Convenções

CHAMADA! Série programada para a TVE sobre educação musical

Programa: Educação Musical Escolar

O programa Salto para o Futuro integra a grade da TV Escola (canal do Ministério da Educação). É uma das faixas de programação do canal dirigida especialmente à formação continuada de professores do ensino fundamental e médio, atendendo também a temas de interesse para a educação infantil.

Em junho começará uma série sobre Educação Musical:

Educação musical escolar  (27/06/2011 a 01/07/2011)
A série tem como proposta fomentar a discussão sobre a música nas escolas, com base na implementação da Lei 11769/08. Diferentes abordagens propostas para a educação musical, ao longo do tempo, serão analisadas, bem como será enfocada a diversidade musical e possíveis metodologias de ensino da música. Experiências musicais que já acontecem nas escolas brasileiras serão apresentadas como base para reflexão e subsídio para a inclusão da música nos currículos. PGM 1: Educação musical e legislação educacional; PGM 2: Diversidade musical e ensino de música; PGM 3: Música nas escolas; PGM 4: Outros olhares sobre Educação musical escolar; PGM 5: Educação musical escolar em debate.


De segunda à sexta,
TV  Escola: 19 horas, TB Brasil: 5h50
http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/sinopses.asp

Quais são suas experiências musicais?

Experiências musicais dizem respeito a tudo que vivenciamos durante toda a nossa vida, desde o útero materno em termos de som. Quando crianças, como toda e qualquer criança, exploramos sonoridades, timbres, rítmos, cantamos, cantaram para nós (em geral , nossas mães, avós e professores da educação infantil), ouvimos e criamos músicas.Em nosssa adolescênicia, ouvimos nossos cantores e bandas preferidos, formamos grupos musicais, aprendemos a tocar algum instrumento (nem que tenha sido por pouco tempo), participamos de grupos em nossas igrejas, etc. Quando adultos, cantamos no chuveiro, tocamos caixa de fósforo em uma roda de samba, cantamos ou tocamos berimbau na capoeira, cantamos para nossos filhos, vamos a shows de nossos cantores e grupos prediletos, e relembramos cenas de nossas vidas que foram marcadas por várias de nossas experiências musicais. Ser musical é partilhar de todas essas experiências musicais que nosssa cultura nos proporciona.

EDUCANTO- CORAL DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO- INSCRIÇÕES ABERTAS!!!!!!!!!!!!

Que vontade de cantar…



DESVENDANDO O CORO EDUCANTO
Surgiu como resultado da disciplina “Fundamentos Musicais na Educação” ministrada pela professora Patrícia Pederiva na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A motivação dos alunos e a iniciativa do maestro Felipe Ramos (felramos.tumblr.com) e da professora Patrícia Pederiva resultaram na formação do Coro Educanto. A proposta do coro era permitir que os alunos continuassem tendo contato com a música e se aprofundando na sua aplicabilidade do dia a dia. Mas, a proposta acabou seduzindo muito mais da comunidade universitária e dos interessados em música, resultando na formação de um coral com uma proposta diferente. Em esquema parecido ao do Show Choir (música e movimento), o Coro Educanto sempre leva em consideração a sua experiência musical e sempre acrescenta com a interação entre os cantores que o formam.
Maiores Informações: coroeducanto@gmail.com
ENSAIOS- Sexta-feira 19:00- 21:00- sala de coros ao lado do anfi 10 a partir do dia 25/03